Envio de Trabalho
AVISO:
RELAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS
Sobre as apresentações:
As apresentações de artigos, relatos e pôsteres serão feitas oralmente, em formato de roda de conversa. Não haverá diferenciação na apresentação, todas as modalidades terão um tempo de 10 min de fala. Não haverá equipamentos para projeção (ex. apresentação em Power Point). É facultativo a apresentações em pôsteres, podendo ser elaborados em quaisquer bases, incluindo materiais alternativos, como cartolinas e tecidos.
SEQ | AUTORES | TRABALHOS APROVADOS | SALAS AT-4 |
1 | Adriana Fernandes Coimbra Marigo | Formação continuada de educadores/as na perspectiva dialógica: reflexões da prática | 67 |
2 | Adriana Zakia Costa | A Inteligência e o processo de envelhecimentos: elementos transformadores para a Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EPJA) | 68 |
3 | Alessandra Fonseca Farias | A formação inicial de professores de EJA: contribuindo para a definição de políticas educativas | 76 |
4 | Alessandra Vetorelli Pereira | A formação de educadores (as) no Projeto Educação de Jovens e Adultos na Universidade Federal de São Carlos | 74 |
5 | Aline Vanessa Gavioli | Tertúlia literária dialógica: possibilidade de superação do edismo na Educação de Jovens e Adultos | 67 |
6 | Ana Lucia Masson Lopes | A Educação de Jovens e Adultos: estado da arte das dissertações e teses brasileiras | 68 |
7 | Ana Maria Maciel Rinaldi | A Educação de Jovens e Adultos na perspectiva do Direito | 68 |
8 | André Luís Messetti Christofoletti e Thainara Bonfante Gasparini | Relatos de experiência: leitura e escrita, as cartas que tecem no “Projeto de Educação de Jovens e Adultos: Práticas e Desafios” | 68 |
9 | Andreia Garbo, Lívia Maria Pires Soares e Jarina Rodrigues Fernandes | Educação de Jovens e Adultos (EJA): experiências durante o trabalho em sala de aula | 73 |
10 | Andressa Luiza de Souza | Vivências e práticas educativas no Projeto Educativo de Integração Social – PEIS | 73 |
11 | Arlete Pereira | Processos e práticas educativas no contexto rural | 74 |
12 | Bruna Franquini, Adriana Zakia Costa e Mara Correia | Tertúlia literária dialógica na Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI) de São Carlos-SP: aprendizagens consolidadas | 74 |
13 | Bruna Garcia Eskinazi | Teatro e a Educação: experiências no Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) | 75 |
14 | Carla Cristina Pompeu | O aluno da EJA e sua relação com o conhecimento matemático escolar | 75 |
15 | Carolina Machado d´Avila | A implementação do PROEJA/PROEJA-FIC no IFSP | 76 |
16 | Cleonice Nascimentos, Isamélia F. Rodrigues, Jorgina Vera de Moraes, José Aparecido de Lima, José Felipe Lima de Souza, Maria Lina Crito de Barros, Rejane Novas Viegas,Rafaela Silva de Souza | Uma história, muitas vozes. | 76 |
17 | Daniela Mara Gouvêa e Raquel Auxiliadora dos Santos | Promotoras Legais Populares: possibilidade de diálogo entre diferentes mulheres | 85 |
18 | Danielle Christiane da Silva Viveiros | A diversidade linguística no ensino de língua materna na Educação de Pessoas Jovens e Adultas | 85 |
19 | Eliana Alves Arxer | EJA - Fatores motivadores e desmotivadores na alfabetização de Jovens e adultos | 88 |
20 | Eliane Aparecida Bacocina | Experiências de leitura e escrita de pessoas jovens e adultas: saberes e poderes | 89 |
21 | Eliane Quinelato | Contribuições da Teoria Literária para o Letramento Literário na formação de professores | 75 |
22 | Fatima Aparecida Machado dos Santos | Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJA) e os recursos tecnológicos como diferencial no processo ensino-aprendizagem | 89 |
23 | Fátima Cristina do Amaral Sanchez Gonzales | Nunca é tarde para recomeçar... | 88 |
24 | Flavia Fina Franco | Aproximações entre a educação de pessoas jovens e adultas e a educação ambiental | 88 |
25 | Flávia Priscila Ventura | Percursos migratórios e escolares de educandos da EJA do município de Rio Claro-SP | 85 |
26 | Glaucia Mariana Reis | PEJA: Alfabetização em um contexto institucional | 89 |
27 | Gleicy Aparecida de Sousa | Inclusão digital dialógica na terceira idade - NEATI/UFMT Rondonópolis | 89 |
28 | Heloisa Helena Pita Prado, Maria Cristina de Andrade Silva e Patricia Guerra Miranda | Arte na EJA-A trilha de um novo olhar | 89 |
29 | Jarina Rodrigues Fernandes | O PROEJA no contexto das políticas públicas de EJA no Brasil contemporâneo | 73 |
30 | Juliano Schiavo Sussi, Ana Carolina Andrade Volpi e Anselmo João Calzolari Neto | Potencial Multicultural observado em práticas pedagógicas de educação de jovens e adultos no ensino de Ciências da Natureza | 75 |
31 | Jussara Florencio | Educação de Jovens e Adultos e Economia Solidária: uma aproximação necessária | 75 |
32 | Larissa de Oliveira de Matos | PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência atuando na Educação de Jovens e Adultos em Bauru | 76 |
33 | Lúcio de Castro Fábis e Rosimara Silva Correira | A Educação Física na Educação de Jovens e Adultos da UFSCar | 88 |
34 | Ludmilla Puppim Voigt e Poliana da Silva Almeida Santos Camargo | Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas e gênero: Desafios e perspectivas | 86 |
35 | Marco Antonio Silveira | 40 horas + 50 anos = uma só esperança | 86 |
36 | Maria Alice Zacharias | Educação Ambiental no contexto da educação de pessoas jovens e adultas EJA: algumas possíveis conexões | 87 |
37 | Maria Alice Zacharias | Movimento de alfabetização de adultos: plantas de curam | 87 |
38 | Maria Alice Zacharias | O MOVA se move para que eu escreva minhas primeiras cartas | 87 |
39 | Maria Angélica de Paula | Feliz em aprender | 86 |
40 | Maria Aparecida Pinheiro Rocha e Alessandra Vetorelli Pereira | Quanta coisa aprendi! | 87 |
41 | Michele Rodrigues | A alfabetização matemática e a EJA: um desafio a ser trabalhado | 88 |
42 | Nalva Maria Tiburcio Passos e Ana Claudia dos Reis Maiello | Alfabetização de jovens e adultos com promoção de saúde. | 76 |
43 | Nanci Miranda Sembo e Rafaela Larios Soldan | Não desista nunca: Minha história na EJA. | 67 |
44 | Odirlei de Oliveira | Saboreando as palavras e alimentando o conhecimento com as doces obras de Cora Coralina | 73 |
45 | Otilia Nair Obst | Enunciados de situações problema ou problemas de enunciados na EJA? | 67 |
46 | Patricia Daniela Pereira de Souza | A arte na educação de jovens e adultos: reconstruindo a história através de Cândido Portinari e Almeida Júnior | 68 |
47 | Patricia Daniela Pereira de Souza e Odirlei de Oliveira | A narrativa de vida como possibilidade de reconstrução da história | 73 |
48 | Priscila Brancaglione | Percepções sobre estresse, ansiedade e depressão de alfabetizadores de adultos e idosos | 74 |
49 | Priscila Willik Valenti | Relato de experiencia: Componentes do corpo e nutrição | 74 |
50 | Rafael Rossi | Debatendo a Educação de Jovens e Adultos a partir da Pedagogia da Autonomia | 75 |
51 | Raquel Auxiliadora dos Santos | Mulheres na Educação de Jovens e Adultos: diálogo entre processos de escolarização e relações de gênero | 85 |
52 | Raquel Moreira, Adriana Fernandes Coimbra Marigo e Rosimara Silva Correia | Programa Brasil Alfabetizado e aprendizagem dialógica - por uma EJA emancipadora | 67 |
53 | Renata Otaviano Leoncuio Casarinii | Alfabetização no primeiro seguimento da EJA | 76 |
54 | Ronaldo Martins Gomes | A formação do cidadão crítico nas salas de educação de Jovens e adultos – EJA: algumas contribuições da disciplina de filosofia | 85 |
55 | Rubia Fernanda Quinelatto Caparrós | Educação não formal de educadoras e jovens em conflito com a lei em um Programa de Medidas Socioeducativas | 85 |
56 | Sabrina Maria de Amorim | A cultura oral na EJA: a Tertúlia Literária Dialógica como lugar de diálogo | 86 |
57 | Solange Calcagno | Ensino de leitura e escrita a adultos não alfabetizados: adequando um programa informatizado para aplicação em larga escala | 86 |
58 | Wilmara Alves Thomaz | Políticas de Currículo e de Avaliação e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) | 87 |
Submissão de trabalhos Acadêmicos
Serão aceitos para avaliação artigos acadêmicos, relatos de experiência e pôsteres, com os seguintes formatos:
Artigos:
Resumo, palavras-chave, introdução (necessariamente com fundamentação teórica) e objetivos, metodologia, resultados (necessariamente com discussão teórica), considerações finais e referências bibliográficas.O texto completo deve ter no máximo 15 páginas, sendo a primeira reservada para o título, nome do autor e coautores/instituição/e-mail, resumo, palavras-chave. Deve ser apresentado em formato A4, margens esquerda e inferior 3,0 cm e direita e superior 2,5 cm. Os autores devem seguir as demais normas de formatação de citações e notas conforme a ABNT.
Relatos:
Resumo, palavras-chave, introdução (desejável que contenha fundamentação teórica) e objetivos, metodologia (detalhada, facilitando a multiplicação da experiência), resultados (desejável que contenha discussão teórica e explicite a relevância da experiência na superação das desigualdades educativas), considerações finais e referências bibliográficas. O texto completo deve ter no máximo 15 páginas, sendo a primeira reservada para o título, nome do autor e coautores/instituição/e-mail, resumo, palavras-chave. Deve ser apresentado em formato A4, margens esquerda e inferior 3,0 cm e direita e superior 2,5 cm. Os autores devem seguir as demais normas de formatação de citações e notas conforme a ABNT.
Pôsteres:
O texto deve contemplar apresentação do tema, objetivos e metodologia e breve discussão dos resultados com fundamentação teórica. Devendo ter no máximo 2000 caracteres, seguido por 3 palavras-chave. Itens: título, nome do autor e coautores/instituição/e-mail, resumo estendido, palavras-chave. Todo texto deve ser apresentado em formato A4, margens esquerda e inferior 3,0 cm e direita e superior 2,5 cm. Os autores devem seguir as normas da ABNT.
Os trabalhos serão inscritos em uma das seguintes rodas de conversa, que funcionarão como uma espécie de GT coordenado por um animador membro da equipe organizadora do evento, o qual terá o papel de estimular o caráter comunicativo das exposições e das interações subsequentes. As rodas de conversa temáticas serão:
- Processos de Ensino e de Aprendizagem de Jovens e de Adultos
- Movimentos Culturais e Sociais como Espaço Educativo
- Formação de Professores para a Educação de Pessoas Jovens e Adultas
- Educação ao Longo da Vida - processos escolares e não escolares
- Políticas Públicas para a Formação de Pessoas Jovens e Adultas
Critérios de avaliação: Adequação ao formato; adequação do artigo ou resumo à proposta da roda de conversa temática; relevância teórico-prática do trabalho; clareza na escrita.
Envio de trabalhos:
Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail crepa.ufscar@gmail.com, no formato .doc.
No corpo do e-mail, deverá ser indicado a roda de conversa e o comprovante de pagamento de acordo com a categoria de participação.
Cronograma
Inscrições: 01/08 à 06/09 de 2013
Divulgação dos resultados: 16/09
Comitê Acadêmico
Profa. Msa. Adriana Fernandes Coimbra Marigo (UAB/UFSCar)
Prof. Dr. Amadeu José Montagnini Logarezzi (DEMa/UFSCar)
Profa. Dra. Elenice M. Cammarosano Onofre (DTPP/UFSCar)
Profa. Dra. Fabiana Marini Braga (DTPP/UFSCar)
Profa Dra Heloisa Chalmers Sisla (DTPP/UFSCar)
Profa. Dra. Jarina Rodrigues Fernandes (DTPP/UFSCar)
Prof. Dr. Paulo Eduardo Gomes Bento (DEP/UFSCar)
Profa. Dra. Roseli Rodrigues de Mello (DTPP/UFSCar)