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III CREPA

“A democratização da EJA na perspectiva da aprendizagem dialógica” - Dia 21 de setembro de 2013

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O III Congresso Regional de Educação de Pessoas Adultas busca mobilizar professores/as e estudantes da educação básica e educação superior; educadores sociais e militantes, para reflexão coletiva em torno da democratização da EJA. Além disso, visa identificar, nesse âmbito, as demandas regionais para governos, universidade e sociedade civil.

O III CREPA possui ainda como objetivos:

- dar visibilidade à necessidade de formação específica nas licenciaturas para a EJA;
- compartilhar conhecimentos e práticas sociais, culturais e educativas realizadas em contextos escolares e não escolares de educação de pessoas jovens e adultas;
- favorecer a aprendizagem dialógica, resultante do diálogo e da reflexão coletiva entre diferentes participantes e segmentos envolvidos com a EJA.

               Cada vez mais, na atual sociedade da informação, o acesso ao conhecimento sistematizado é um direito humano indispensável ao exercício da cidadania. Diante disso, as Conferências Internacionais de Educação de Adultos (Confinteas) têm, de um lado, reconhecido que o analfabetismo e a baixa escolaridade entre populações adultas, bem como a falta de acesso a bens culturais, são incontestavelmente indicadores de vulnerabilidade social, que se produzem e reproduzem em associação com a pobreza e com as desvantagens étnica, racial, etária, de gênero e de lugar geográfico. De outro lado, a democratização da escola, inclusive para os jovens e adultos que não estudaram na idade prevista, e de espaços de fruição cultural,  são apresentados na perspectiva da educação ao longo da vida, como fundamentos para a democratização do conjunto da sociedade. (CONFINTEA, 1997)

             Sob este prisma, a educação de adultos, seja ela utilizada para indicar uma modalidade da educação básica (Educação de Jovens e Adultos - EJA), seja utilizada para nomear os diferentes processos de ensino e aprendizagem referentes aos desenvolvimento pessoal e profissional, ganha relevância no Brasil, que tem 9,63% de sua população com 15 anos ou mais de idade na condição de analfabetismo (IGBE, 2010). Ao mesmo tempo, ela torna-se um desafio, dado que a oferta escolar de EJA do país mostra-se frequentemente incapaz de garantir aos seus destinatários o direito à educação e que as oportunidades não escolares de educação para os adultos são, geralmente, insuficientes ou  precárias.
             Este desafio, no entanto, não pode ser superado apenas pela atuação isolada de segmentos educacionais do Estado, ou pela Sociedade Civil, conforme diferentes pesquisas e organismos internacionais atestam. É necessário que se construa uma articulação dialógica entre ONGs, movimentos sociais, setores públicos, universidades e escolas. Neste processo, é fundamental que sejam incluídas as vozes dos/as educandos/as da EJA, para que eles/as próprios/as possam falar de suas necessidades e expectativas, direcionando a reflexão, o planejamento e a execução das práticas sociais e das políticas públicas educativas rumo a sua efetiva democratização.
             O Congresso Regional de Educação de Adultos foi concebido como uma articulação acadêmico-social que converge para essa articulação dialógica. Seu objetivo é promover um espaço de reflexão e compromisso entre os diversos sujeitos da EJA da região de São Carlos/SP, à luz da socialização de pesquisas científicas e de boas práticas sobre o tema.
             Por isso, o diálogo igualitário e a participação são elementos metodológicos que pautam o congresso desde a sua concepção ao momento de sua realização (FLECHA, 1997). A ideia central é que o evento se repita periodicamente, a partir de um tema gerador, refletindo o acúmulo das ações de ensino, pesquisa e extensão que o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realiza em parceira com escolas, prefeituras, movimentos sociais e ONG's no campo da EJA.
 
Referências: 
FLECHA, R. Compartiendo palabras. Barcelona: Paidós, 1997.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010.
UNESCO. V Conferência Internacional de Educação de Adultos. CONFINTEA. Hamburgo, Alemanha, 1997.

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