I CREPA
Apresentação
O I Congresso Regional de Pessoas Adultas foi realizado no decorrer de três dias (17, 18 e 19 de novembro de 2003), nas dependências da Universidade Federal de São Carlos, envolvendo uma conferência de abertura e cinco mesas redondas. Também contemplou a apresentação de trabalhos acadêmicos e relatos de experiência, em comunicações orais ou painéis. (clique aqui para ver os resumos)
O objetivo principal do evento foi articular os esforços que já vêm sendo feitos na cidade e região para o desenvolvimento de iniciativas de educação de jovens e pessoas adultas, como educação ao longo da vida. Assim, foram reunidas pessoas e entidades que desenvolvem trabalho nesta área, possibilitando o debate e expansão do atendimento dos serviços.
Para tanto, foi possível o encontro de profissionais que investigam, atuam e difundem a educação de jovens e de pessoas adultas na região, no país e internacionalmente, nas diferentes atividades que estarão sendo propostas por meio de conferência, mesas redondas e apresentação de trabalhos e experiências.
RELEVÂNCIA SOCIAL
Dois foram os motivos que tornaram o evento com a presente temática relevante socialmente.
-
O número de jovens e pessoas adultas que, no Brasil (e na região), não tiveram acesso à leitura e à escrita, ou aos demais conhecimentos escolares durante a infância, é expressivo. Na cidade de São Carlos, o censo de 1996 identificava uma população de 8000 jovens e adultos analfabetos e de 24 000 pessoas que não concluíram as quatro primeiras séries do ensino fundamental.
-
A busca pela superação de exclusões sociais e culturais na construção de uma sociedade mais justa envolve necessariamente a democratização da educação como processo de acesso ao conhecimento sistematizado e a outros saberes ao longo da vida. Além disso, o direito à educação, como atividade social e cultural, apresenta-se como uma necessidade frente à sociedade da informação e da modernidade reflexiva como autores da sociologia vêm demonstrando.
Assim, a difusão e o debate de políticas públicas para a educação de jovens e pessoas adultas e de teorias e práticas pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas em diferentes espaços podem contribuir para o avanço da produção do conhecimento e ações neste âmbito.A relevância do evento está em reunir pesquisadores, professores, educadores e participantes de espaços de educação de jovens e pessoas adultas para a construção e a ampliação de alternativas no sentido de educação para todos e ao longo da vida.
Trabalhos Acadêmicos Apresentados
ALFABETIZAÇÃO E MOVIMENTOS CULTURAIS
1 - A IMPORTÂNCIA DO APOIO DA FAMÍLIA PARA A ALFABETIZAÇÃO E A AUTO- ESTIMA DE ADULTOS
Tania Regina Albuquerque S. Manzini
2 - A INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL DAS PESSOAS ADULTAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS: O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTAS POTENCIALIZADORAS DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NA ALFABETIZAÇÃO
Renata Paschoalino; Daniele Granado Guastalli;Daniel Rodrigo Leiva
3 - AÇÃO CULTURAL PALMARES: CONSTRUINDO ELEMENTOS PARA SUBSIDIAR POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DO JOVEM NEGRO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA
César Augusto de Sante; Daniela da Silva; Douglas Alexandre Rodrigues;Fabiane Teixeira de Jesus; Júlio Cesar Sinval Maia; Lizandra Serafim; Marcos Lopes de Souza; Osvaldo Luciano dos Santos; Paulo Sergio de Andrade; Willians Jorge Rodrigues
4 - APRENDER OU ENSINAR
Claúdio Peron Júnior (graduação UFSCar)
5 - APRENDER PARA VIVER
Sandra Aparecida Rosa de Souza
6 - CONCURSO DE POESIAS: O DESPERTAR DO ÍMPETO CRIADOR NOS ALUNOS DO EJA
Maria de Fátima Antônio Helvany Dias; Arnaldo Martinez de Baco Júnior
7 - Contra a cegueira, a luz das palavras
Alexandre Henrique de Martini
8 - DEPOIMENTOS - HISTÓRIA DE VIDA
Eliana Aparecida RodrIgues Rezende
9 - EJA: TECENDO REFLEXÕES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO DA MULHER CIDADÃ
Elenice G. S. Camargo; Eunice P. G. Turrini;Jaci L. Aredes
10 - HISTÓRIA DE VIDA E ORALIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA ESCRITA
Maria Cristina Tedesco
11 - IMPORTÂNCIA DA RELIGIÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Venalza Carolina Topp
12 - JOGOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Cláudia Helena Paulino Bogas; Márcia Cristina Mazzari Rodrigues
13 - MUSICALIZAÇÃO PARA ADULTOS: O INÍCIO DE UMA EXPERIËNCIA
Maria Carolina Leme Joly, Melina Fernandes Sanchez, Ilza Zenker Leme Joly
14 - O DIÁLOGO COM AS MULHERES TRABALHADORAS DO SEXO: REVELANDO AS CASAS NOTURNAS COMO ESPAÇOS EDUCATIVOS
Fabiana Rodrigues de Souza; Maria Waldenez de Oliveira
15 - O INTERESSE PELA LEITURA E PELA ESCRITA DEVE SER ALGO CONQUISTADO EM SALA DE AULA
Júlio Cesar Maia; Márcia Superti Maia
16 - O USO DE TEXTOS LITERÁRIOS EM SALA DE EJA
Luciana Rossi Moita; Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo
17 - OS SUJEITOS DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Fabiana Cristina da Silva; Luciane de Oliveira Penna; Lucilena de Luiz
18 - PRÁTICA DE ORQUESTA: O ESPAÇO MUSICAL COMO MEDIADOR DE RELAÇÕES EDUCATIVAS, SOCIAIS E CULTURAIS
Ilza Zenker Leme Joly
19 - PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DE UMA SALA DE AULA DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO DA CIDADE DE SÃO CARLOS
Mariana Cristina Pedrino; Stella de Lourdes Garcia
20 - PROCESSO DE CONFECÇÃO DE UM JORNAL NO ABRIGO CANTINHO DE LUZ
Márcia Cristina Perez Margutti
21 - PROJETO VIDA E MOVIMENTO NA 3ª IDADE: A EDUCAÇÃO PRESENTE NAS DIVERSAS LINGUAGENS DO SABER
João Carlos Vieira; Nilva Helena Rodolfo Rodrigues
22 - SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR DE EJA
Denise Alvarinho Lorizola
23 - SOPA DE LETRAS
João Carlos V. Quesada; Elisete R.G. Quesada
24 - TORNANDO-SE PROFESSORA
Regina Helena da Silva Cerminaro
25 - TURISMO E GERONTOLOGIA: ELO DE CONTRIBUIÇÃO DE DESENVOLVIMENTO BIOLÓGICO, PSICOLÓGICO E SÓCIO-EDUCATIVO DO IDOSO
Nilma Helena França Gilbertoni
26 - UMA NOITE NA ROÇA: OS SABERES DO CAMPO SOB O OLHAR DOS ALUNOS DO EJA
Maria de Fátima Antônio Helvany Dias; Arnaldo Martinez de Baco Júnior
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E POLÍTICAS PÚBLICAS
1 - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES RURAIS NO VALE DO PARAÍBA E QUILOMBOLAS NO VALE DO RIBEIRA
Timoni, J. L1.; Guanaes, M.3 ;Guanaes, S2 ;Lima, A, S.; Pisciotta, K.2;Portilho, W. ; Pires, A .;Raelle, E.;Robim,; Silva, A N.2; M.J.1; Soares, P. V.2, M2 Souza, B3.; Starzynski, R.1Tabanez, ; M.F.1;
2 - ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS E A INDÚSTRIA
Lílian Cristina da Costa Hidalgo
3 - ALFABETIZAÇÃO: UM CASO ESPECIAL
Paula Fernanda Simonete Meloni
4 - ALFABETIZAÇÃO: UM PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA
Luciene Cristina Chiari
5 - COMPARTILHANDO SONHO E APRENDIZAGEM
Alessandra Marques da Cunha; Daniel Rodrigo Leiva
6 - CONHECIMENTO ADQUIRIDO EM GRUPO
Danitza Dianderas da Silva
7 - DA FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES A ALFABETIZADOR DE ADULTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Elton Carlos Do Nascimento
8 - DIDÁTICA NO PORTO: FORMANDO INSTRUTORES
Carla Fabiana Scoto Bacelos
9 - DIFICULDADES E ASPECTOS POSITIVOS
Iza Fernanda Ferreira da Silva
10 - EDUCAÇÃO DE ADULTOS E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO CONTEXTO DE TRABALHO
Rinaldo Molina
11 - ENSINANDO E APRENDENDO NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Ivanete Ferreira da Rocha Silva
12 - ENSINO E APRENDIZADO NA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS
Maria Aparecida Tinós
13 - ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA: TRABALHO COLABORATIVO E SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE UMA PROFESSORA DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Aurea Rita Vanelli Garcia
14 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A RELAÇÃO MÉTODO E CONTEÚDO NA PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE
Vagno Emygdio Machado Dias
15 - INTERAÇÕES E PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM DUAS TURMAS DO BRASIL ALFABETIZADO
Vanessa Cristina Girotto; Vânia Cristina Bregagnoli
16 - MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: A EXPERIÊNCIA DOCENTE
Waldemar Marques; Eduardo Rodrigo de Souza
17 - O INÍCIO NO BRASIL ALFABETIZADO
Roselane Alves de Mattos dos Santos
18 - O(S) MODO(S) COMO FUTURAS PROFESSORAS PENSAM A "INCLUSÃO" DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
Eliana Prado Carlino
19 - PERCEPÇÃO DE FORMANDOS EM PEDAGOGIA SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ANALFABETISMO E CONDIÇÕES SOCIAIS - RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA DISCIPLINA "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
Juliene de Cassia Leiva Rosa
20 - POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONSTRUINDO A EDUCAÇÃO PARA TODOS
Rubens Alves Ferreira; Marcia Maria Nascimento Baptista Duarte
21 - PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA (PECD) UMA NOVA VERTENTE PARA A EDUCAÇÃO
Carla Fabiana Bacelos; Lílian Custódio de Godoi; F. A. Carnielli
22 - PROJETO BRASIL ALFABETIZADO EM SÃO CARLOS: PRINCIPAIS PROBLEMAS ENCONTRADOS
Luiz Henrique Osakabe
23 - RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Lisete Ap. S. Oliveira
PRÁTICAS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES
1 - EDUCAÇÃO EM PRÁTICAS SOCIAIS COMO ESPAÇOS DE HUMANIZAÇÃO
Maria Waldenez de Oliveira
2 - A EXPERIÊNCIA DE BUSCA DE PESSOAS QUE NÃO SABEM LER E ESCREVER PARA O PROJETO “BRASIL ALFABETIZADO”
Ana Paula da Silva
3 - A FÍSICA NO COTIDIANO DO EDUCANDO: UM TRABALHO DE RESGATE DA AUTO-ESTIMA
Tiago Texeira Abrantes; Maria Rosa R. M. de Camargo
4 - A OBRA LITERÁRIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA ATIVIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES
Fábio Pereira Nunes; Ingrid Zacarelli Brito; Maria Rosa R. M. de Camargo
5 - AÇÃO CULTURAL NA TERCEIRA IDADE: INTRODUÇÃO À SOCIOGOGIA DO (RE) ENVOLVIMENTO
Adilson Sanches Marques
6 - AS EXPECTATIVAS DOS EDUCANDOS JOVENS E ADULTOS NA FORMULAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO DISCIPLINA
Aline Di Thommazo
7 - COMO TRABALHAR COM ATIVIDADES DIVERSIFICADAS NA ALFABETIZAÇAO DE JOVENS E ADULTOS
Ozana Aline Barbosa
8 - CURSO PRÉ-VESTIBULAR DA UFSCAR: PERCEPÇÃO DE UMA EX-ALUNA SOBRE O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR E SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Daniel Rodrigo Leiva; Alessandra da Cunha
9 - DO MEDO DE BATER NAS CASAS À SALA DE AULA FUNCIONANDO: A TRAJETÓRIA DA MONTAGEM DE UMA SALA DE ALFABETIZAÇÃO
Daniela C. de Fávere
10 - EDUCAÇÃO DE ADULTOS E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL): UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Luis Roberto de C. Ribeiro; Maria da Graça N. Mizukani
11 - EDUCAÇÃO DE ADULTOS NO BAIRRO ROMEU TORTORELLI, EM SÃO CARLOS: MONTAGEM DE SALA E ALFABETIZAÇÃO POR UMA DUPLA DE PROFESSORES
Ana Carolina Paulista de Souza
12 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: OS SENTIDOS DA EXCLUSÃO SOCIAL PRODUZIDA PELO CONTEÚDO E ENSINO DE HISTÓRIA
Tânia Barbosa Martins
13 - EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR: UM ESTUDO SOBRE OS MEIOS DE APRENDIZAGEM UTILIZADOS EM UMA EMPRESA DE GRANDE PORTE
Patricia Lopes de Oliveira
14 - ENSINAR É APRENDER
Andréia Guimarães Abrantes
15 - HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
Valéria Aroeira Garcia
16 - INCLUIR-SE NO TEMPO E NO ESPAÇO. A LINHA DO TEMPO COMO SUPORTE PARA SE TRABALHAR ASSUNTOS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Douglas Beiro; Maria Rosa R. M. de Camargo
17 - LAZER, EXERCÍCIO E APRENDIZAGEM FORA DA SALA DE AULA
Ana Maria Antônio
18 - LEITURA DE MAPAS EM SALA DE EJA
Débora Aparecida Machi; Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo
19 - MÚSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: MAIS QUE UM RECURSO PEDAGÓGICO
Sara Regina da Silva
20 - O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PEJA – ARARAQUARA
Carolina Alves de Oliveira; Fernanda Delsin; Patrícia Rodrigues
21 - O OTIMISMO SUPERANDO AS DIFICULDADES
Diogo de Santana Casale
22 - O PRIMEIRO CONTATO COM OS ALUNOS ANTES DE ENTRAR NA SALA DE AULA
Débora Primo Gonçalves
23 - PROFESSORA DE MATEMÁTICA ALFABETIZANDO ADULTOS: DESAFIOS E CONQUISTAS
Raquel Duarte de Souza
24 - PROJETO DE VIDA: “ENSINO E APRENDIZADO”
Neide Vendramel Koster.
25 - REFLEXÕES SOBRE PRINCÍPIOS ÉTICOS EM PAULO FREIRE E SUAS CONTRIBUIÇÕES ÀS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA ORDEM SOCIETÁRIA
Tânia Barbosa Martins; Vagno Emygdio Machado Dias
26 - REFLEXÕES SOBRE SOCIABILIDADE NA EJA
Fátima Regina Vilela Pastori; Maria Laura de Oliveira Santos
27 - RELATO A TRÊS MÃOS: EXPERIÊNCIAS DE INTEGRANTES DO PROJETO DE EXTENSÃO CURSO PRÉ-VESTIBULAR DA UFSCAR
Douglas Verrangia Corrêa da Silva; Terence Bonato; Tiago Hori
28 - RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO PROFESSOR REGENTE DE CLASSE NO CURSO PROFISSIONALIZANTE TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
Roberta da Silva Sartor
29 - TEMPOS DE APRENDIZAGEM: DESAFIOS E CONQUISTAS
Hilda Maria Monteiro; Alessandra Marques da Cunha
30 - TERTÚLIA LITERARIA DIALÓGICA: SUPERANDO O PRECONCEITO PELA IDADE
Thais Helena Batel; Adriana Marcela Bogado
31 - TERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA: VOZES DE MULHERES
Sarah Maria Guerios; Sabiana Marini; Romilda Sartori
PAINEL
1- A BENDITA DA MATEMÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS
Raquel Duarte de Souza
2 - A MULTIPLICIDADE DE TEXTOS
Fabiana Cristina da Silva; Luciane de Oliveira Penna; Lucilena de Luiz
3 - AGENTES COMUNITÁRIOS DE EDUCAÇAÕ: RELATOS DA PRÁTICA DOS AGENTES
Karina Barbosa Petroni de Souza; Renata Pizzaia Perandré Ruzzi
4 - APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DOCENTE: O CASO DE UMA PROFESSORA DE GEOGRAFIA
Andréa Coelho Lastória; Maria da Graça Nicoletti Mizukami
5 - AS EXPECTATIVAS DE JOVENS E ADULTOS EM RELAÇÃO À ESCOLA
Becky Henriette Gonçalves; Tatiane Cosentino Rodrigues
6 - AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO COMO ESPAÇOS DE DIÁLOGO E APRENDIZAGEM- VÍDEOCONFERÊNCIA BARCELONA-SÃO CARLOS
Eglen Sílvia Pipi Rodrigues; Paulo Eduardo Gomes Bento; Marcos Joel Braga
7 - BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: DIÁLOGO ENTRE O LÚDICO, O TERAPÊUTICO, O ENSINO E A PESQUISA
Fernanda Tessari Rondão Gutierres; Andréia Carvalho da Silva
8 - COMO USAR O DICIONÁRIO
Viviane de Fátima Teodoro
9 - Dificuldade de adesão por alunos não-alfabetizados na idade de São Carlos, no projeto brasil alfabetizado
Roseli Sandra Silva
10 - EDUCAÇÃO E PROTAGONISMO JUVENIL ATRAVÉS DOS PROCESSOS EDUCATIVOS
Maria Cristina Durante Esteves
11 - ETERNO APRENDIZ
Luciane de Oliveira Penna; Maria Eunice da Silva; Maria Rita Passamani da Silva
12 - IDENTIDADE PESSOAL: O PRIMEIRO PASSO PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Olimara Philippelli Palaoro; Savana Janaina da Encarnação
13 - IMPORTÂNCIA DA FONÉTICA E SEUS CUIDADOS NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Antonio Carlos Lepri Júnior
14 - INFORMÁTICA, CIDADANIA & SAÚDE: ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS
Maria Luísa Moura Bresighello Beig
15 - INTERAGINDO COM OUTROS GRUPOS DE ALFABETIZAÇÃO
Cristina Aparecida Ferreira
16 - LICENCIATURAS: QUEM SÃO OS ALUNOS-PROFESSORES E COMO OS MESMOS PERCEBEM A SUA FORMAÇÃO NA UNIVERSIDADE
Josilene Silva da Costa; Rosa Maria M. Anunciato de Oliveira
17 - MAIS QUE UM EXERCÍCIO DE ALFABETIZAÇÃO
Telma Vaz Américo de Paula Franco
18 - MAIS QUE UMA EXPERIÊNCIA DE VIDA
Carlos Eduardo G. da Silveira
19 - MINHA EXPERIÊNCIA COMO EDUCADORA DO PROJETO BRASIL ALFABETIZADO
Lúcia Helena Lourenço
20 - MOVA - ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Amélia Cristina dos Santos da Silva
21 - O ESPAÇO DA CASA: A PROSTITUIÇÃO EM AMBIENTE FECHADO E A FORMAÇÃO DE UMA IDENTIDADE COLETIVA
Flávia Carmo Ferreira
22 - O NOVO NOS SURPREENDE
Joyce Cristina Frazão Santos
23 - O sucesso como centro na alfabetização de adultos
Anyed Rodrigues Cruz
24 - O USO DE RÓTULOS NO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA
Diogo de Santana Casale; Juliana Cristina dos Santos; Viviane de Fátima Teodoro
25 - POR QUATRO MESES
Estela Mares Rodolfo
26 - PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO SEXUAL: (RE) VIVIENDO A SEXUALIDADE
Rafael Siqueira de Guimarães; Lia Fernanda Sorrilha Gonsales; Ana Claudia Bortolozzi Maia
27 - QUESTÃO DA MORADIA
Isabel Cristina Soares de Lima
28 - REFLEXÕES SOBRE A SOCIABILIDADE NA EJA
Maria Laura de Oliveira Santos
29 - RELAÇÃO ENTRE ARTE E ENSINO TRADICIONAL NAS SALAS DE EJA
Ana Paula Rossi; Shaynna Jacques Pidori
30 - RELATO DE EXPERIÊNCIA
Venalza Carolina Topp
31 - RELATOS DAS CAUSAS QUE LEVARAM OS ALUNOS DO “BRASIL ALFABETIZADO” A NÃO FREQUENTAREM A ESCOLA NA INFÂNCIA
Fabiana Paladino de Lima; Ana Paula da Silva
32 - RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Luciane de Oliveira Penna; Maria Eunice da Silva; Maria Rita Passamani da Silva
33 - SENSIBILIZAÇÃO E BUSCA DE ALUNOS PARA O PROJETO “BRASIL ALFABETIZADO”
Vani Aparecida Bueno de Oliveira Denari
34 - TRAJETÓRIA DOS ALUNOS NÃO ALFABETIZADOS: METODOLOGIA COMO FORMA DE INCLUSÃO
Ana Cristina Werebe de Araújo
35 - UM NOVO AMANHÃ
Natalícia Medrano Costa; Zuleica Maria de Souza Bispo; Josefa Angelina Cassani Zanetti
36 - UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO DE MULHERES INSTITUCIONALIZADAS
Luana Arakaki Ramos; Denise Cristina da Silva
Organização
Coordenação
Profª. Drª. Roseli R. Mello (DME/UFSCar)
Profª. Drª. Cláudia R. Reyes (DME/UFSCar)
Comissão Organizadora
Adriana Marcela Bogado (Mestranda do PPGCS/UFSCar)
Alessanda Marques da Cunha (Mestranda do PPGE/UFSCar)
Douglas Ap. de Campos (Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de São Carlos SP)
Eglen S. P.Rodrigues (Mestranda do PPGE/UFSCar)
Fabiana Marini (Doutoranda do PPGCS/UFSCar)
Joice Ap. Trisltz Zainun (Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de São Carlos SP)
Leila Ap. Mendonça Lima (Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de São Carlos SP)
Poliana Castro Bruno (Mestranda do PPGE/UFSCar)
Regina Conceição (Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de São Carlos SP)
Tânia Barbosa Martins (Mestranda do PPGE/UFSCar)
Waine Teixeira Júnior (Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa - NIASE/UFSCar)
Comitê Científico
Ademar da Silva
Aline M. M. R. Reali
Anete Abramowicz
Carmem Lúcia Brancaleon Passos
Douglas Ap. de Campos
Eliana Portaloni Crecenti
Emília Freitas de Lima
Joice Ap. Trisltz Zainun
Leila Mendonça Lima
Maria Aparecida Mello
Regina Conceição
Rosa M. Anunciatto