Você está aqui: Página Inicial / Notícias / II CREPA

II CREPA

Logo_II CREPA

O II CREPA - Congresso Regional de Pessoas Adultas - e o I ConPar  - Congresso de Participantes da Educação de Pessoas Adultas -  foram realizados nos dias 24, 25 e 26 de junho de 2005, nas dependências da Universidade Federal de São Carlos.
Os dois eventos tiveram por objetivo principal articular os esforços que já vêm sendo feitos na cidade e região para o desenvolvimento de iniciativas de educação de jovens e pessoas adultas, como educação ao longo da vida. Assim, foram reunidas pessoas e entidades que desenvolvem trabalho nesta área, possibilitando o debate e a expansão da modalidade.
Para isso, se possibilitou o encontro de profissionais e representantes de movimentos sociais que investigam, atuam e difundem a educação de jovens e de pessoas adultas na região, no país e internacionalmente, nas diferentes atividades, por meio de conferência, mesas redondas e apresentação de trabalhos e experiências.
Os dois eventos (IICREPA e I ConPar) foram organizados e promovidos pela parceria entre a Universidade Federal de São Carlos e a Prefeitura Municipal de São Carlos. O evento foi financiado pelo Ministério da Educação por meio do programa de incentivo à extensão universitária: PROEXT – MEC/SESu.
Esta parceria vem sendo realizada desde 2003 entre a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e o NIASE (Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa) em busca da democratização de acesso ao sistema e instituições educacionais e culturais e do acesso ao conhecimento nesses espaços pela população adulta, prioritariamente a que sofreu exclusão escolar.
Os projetos Brasil Alfabetizado e Mova se integram à EJA nesse processo de democratização. UFSCar e Prefeitura vêm se unindo desde 2003 para a formação de educadores, o oferecimento de Inclusão Digital aos educandos, realização de Tertúlias Literárias Dialógicas, Desenvolvimento de Material Didático e a realização deste evento.

Objetivos e Metodologia
Durante o II CREPA e I ConPar, participantes, representantes de movimentos sociais, educadores, pesquisadores e dirigentes de educação de pessoas jovens e adultas se reuniram para apresentar, discutir e elaborar propostas para o aprofundamento de ações para a democratização dos espaços, instituições e conhecimentos educacionais e culturais em nosso país.
Durante os dois eventos ocorreram mesas redondas, grupos de trabalho, relatos de experiência (pôster e apresentação oral) e oficinas.
Nas mesas redondas:
- pesquisadores apresentaram relatos e avaliações de teorias e pesquisas sobre temas relacionados à educação e à participação social;
- educadores e educadoras de EJA/MOVA/Brasil Alfabetizado apresentaram questões relativas ao trabalho docente junto ao trabalho na educação de pessoas jovens e adultas;
- representantes de governos locais e nacional expuseram e discutiram políticas em desenvolvimento;
- participantes de movimentos sociais e de educação de pessoas jovens e adultas relataram suas experiências e indicaram caminhos que têm construído em busca da democratização da participação educacional, cultural e social em nosso país.
Nos grupos de trabalho foram debatidas e elaboradas, entre todos, propostas de melhoria, expansão e criação dos espaços de educação e difusão cultural.
Nas oficinas os educandos/as puderam vivenciar, discutir e compartilhar experiências relacionadas à vida adulta.

PAINÉIS

Eixo Temático: Alfabetização de pessoas jovens e adultas
1 - A alegria de quem superou as adversidades
Vani Aparecida Bueno de Oliveira Denari

2 - A importância da história no processo de letramento de adultos
Gabriela Mafud Feracin e Guilherme Simões Pereira

3 - A nossa história na escola

Clara Benedita de Campos, Dalva Martins Bueno, Dezolina da Silva, Eloísa Jesus Santana, Florentina Guerra Ferro,  Lea de Oliveira Ordonho, Luís Fábio Roque, Maria Aparecida Ferreira da Silva, Olinda Ferraz de Arruda do Nascimento, Raquel Auxiliadora dos Santos, Rosa Maria Pereira da Silva e Terezinha de Jesus Ferreira Dias

4 - A relação ensino-aprendizagem: uma questão que ultrapassa a fronteira escolar

Sabrina Aparecida Ávila Marini, Silvana Aparecida Soad Soares e Vilma de Rezende Silva

5 - A relação entre conteúdo e crítica
Débora Gondim Liberato e Fernanda Tavares da Silva

6 - Brasil – nosso olhar
Adelande Teixeira Costa, Adelina Gomes Landi, Ana Paula Rodrigues Gabriel, Antonio Barbosa Beserra, Benezuete de Melo Sabino Álvares, Cleonice Ribeiro, Diego Carlos da Silva, Dielson Bispo Pindobeira, Edna Plácido da Silva, Élio Pedro Batista, Iolanda Tereza de Morais, Ismael Ribeiro, Itamar Dias de Souza, João Pereira Filho, José Osmar Bandeira, José Valdomiro de Moura Santos, Luzia Lopes Bezerra, Maria Aparecida de Andrade, Maria da Glória de Souza, Maria de Lourdes Oliveira Aguiar, Maria dos Santos Afonso, Maria Normélia dos Santos Afonso, Marinéia Helena Afonso Araújo, Marta Quintina Gomes, Miguel José de Souza, Rosimara de Souza, Sandra Matias Briano Leite, Santina Maria Ribeiro da Silva, Solidade Maria da Conceição, Sônia Aparecida dos Santos, Tereza Spigolon Ferreira e Vera Lúcia Gonçalves Fernandes

7 - Conhecendo o trabalho da leitura na educação jovens e adultos

Fabiana Cristina da Silva e Janaína de O Vieira Feliciano

8 - EJA: liberdade ou camisa de força?
Gustavo Martini Piccolo

9 - Gênero e educação de pessoas jovens e adultas: o corpo (des)interditado

Poliana da Silva Almeida Santos Camargo

10 - Inclusão Digital - aprendendo através do computador

Gislaine Aparecida Seretta Formentão e Maria Fernanda de Aguiar Machado

11 - Inclusão dos idosos com e sem transtornos mentais na sociedade
Márcia Cristina Perez Margutti

12 – Literatura de Cordel: uma proposta de trabalho com poemas
Adriana Ranzani e Ariane Ranzani

13 - MOVA - O sucesso e a oportunidade de voltar a estudar
Andreza Maciel, Marta Morais de Brito, Claudia Aparecida de Souza, Izair Aparecida de Andrade, Leonice da Silva Bachini, Leosvaldo Lima da Cruz,  Maria Cecília Feitosa, Rosângela Terezinha de Abreu, Roseli Mainardes da Silva, Sebastiana B. da Silva, Sônia Aparecida Bueno de Morais Brito, Zenilda de Fátima Brito Buszinski e Deladia Braz de Lima Almeida  

14 – O resultado das interações nas salas de aula de acordo com a visão das monitoras
Daviani Roberta Pavão, Lisandra Rafaela dos Santos, Maria Goreti Mião, Mariana Lucrécia Trevisan e Talita Justel

15 – Repensar a educação de jovens e adultos: uma questão fundamental
Fabiana Cristina da Silva e Janaína de O Vieira Feliciano

Eixo Temático: Movimentos Culturais e Sociais como Espaço Educativo
16 - A intervenção feminina no assentamento Pana: as ações do clube das mulheres
Giana Amaral Yamin e Márcia Hostalácio

17 - O papel da música na inclusão social de adolescentes em conflito com a lei
Elton Carlos do Nascimento

Práticas Escolares e Não-escolares e Organizações Alternativas
18 - A matemática do dia-a-dia
Priscila Marques Mangerona

19 - Adequação curricular da  EJA através do projeto interdisciplinar "Semana da Astonomia"
Ana Maria Gonçalves Cavaliere, Osmair Benedito da Silva, Pietra Mori e Silvia Renata Corrêa Gonçalves

20 - Brincadeiras: relembrar para preservar uma proposta de trabalho
Alessandra Pascoal Costa Brunheira e Vivian Priscila dos Santos

21 - Conhecendo Medicamentos
Cristina Aparecida Ferreira

22 - Astronomia gerando interdisciplinaridade na EJA

Alexandre Monte, Delmara Cava, Fernanda Sampaio e Ofélia Aizza

23 - Formação Complementar de Adultos: um projeto com cuidadores de crianças e jovens da casa Cisto Rei

Maria Cristina de Senzi Zancul

24 - Movimentando, adicionando ou retirando letras também se aprende

Cristina Aparecida Ferreira

25 – Relato de experiência das alunas da Eja do CAASO

Marilândia Perassoli Ananias e Marli Silvana Aparecida Gagliardi

26 – Produzindo textos
Priscila Marques Mangerona

27 – Três diferentes experiências de vida na Tertulia dialógica
Eunice Aparecida Rosa da Silva, Jéssica Ap. Rodrigues e Sara Regina Moreira da Silva

28 – Um estudo sobre as aspirações dos alunos de uma classe do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos - EJA
Maristela R. Silva

Eixo Temático: Políticas Públicas para a Formação de Pessoas Jovens e Adultas
29 – Estudo das contribuições da inclusão digital aliada à educação de pessoas adultas
Becky Henriette Gonçalves

30 – MOVA: um estudo em São Carlos
Kátia V. Betinelli Piedade Simone, Queli P. Betinelli Piedade e Sandra Aparecida Rosa de Souza

31 – Redes de relações e autonomia na inclusão digital em um assentamento rural
Becky Henriette Gonçalves

32 - A Educação de Jovens e Adultos: Secretaria Municipal de Educação de Araraquara, Voluntariado, Universidade: entre o Formal-Informal, as diferentes propostas ao mesmo problema
Carla Alessandra Barreto

33 - Leituras dramáticas no cursinho pré-vestibular da UFSCar
Gustavo Biagioni Ferraz e Roberta da Silva Sartor

34 - Algumas práticas referentes à alfabetização de pessoas jovens e adultas: sobre o que ensinar e o que aprender entre educadores e educandos
João Paulo Cavequia e Kelly Cristina Garbruio

Comunicações Orais

Alfabetização de jovens e adultos
1 - A alfabetização e a relação com os números
Gustavo Martins Piccolo

2 – A conquista do direito de estudar

Dulcinéia dos Santos

3 – A cultura do aluno diante do ato de aprender
Renata Otaviano Leoncio Casarini

4 - A história dos calungas do Brasil como tema gerador da alfabetização de jovens e adultos

Priscila Silva Oliveira

5 - A importância da educação de jovens e adultos na formação inicial de educadores

Camila de Oliveira Ponce; Mariana Lucrécia Trevisan

6 – A importância do estudo em nossa vida

Adalgiza Francisca da Silva; Antonia Venâncio de Lima; Antonio da Conceição; Dílson Dantas; Francisca Pereira de Souza Andrade; Francisco Sales da Silva; Geraldo dos Santos; João Paulo Rafael Rosendo; José Laurindo dos Santos; Luiz Carlos Marcelino Teodoro; Manoel de Jesus França; Maria Ninea Araújo Neves; Olívia Ferreira Ferracini; Wellington da Silva Sampaio

7 - A trajetória de Maria Lina Teixeira
Maria Lina Teixeira

8 - Aceitando o desafio e vencendo barreiras

Eliana Aparecida Rodrigues Rezende; Ivanete Ferreira da Rocha Silva

9 - Alfabetização de jovens e adultos: as muitas facetas desse processo numa sociedade letrada

Eliana Marques Ribeiro Cruz; Fernanda Arruda; Vivian do Carmo

10 - Educação como sinônimo de mudança: pessoal, social e histórica
Cindi Cardoso Prates; Deorcilia Pereira Alves

11 - Educação de jovens e adultos:nós queremos, nós podemos

Lisete Aparecida dos Santos Oliveira

12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
Fabiana Cassarotti

13 - Educação e Diversidade Cultural
Valdomiro Ribeiro da Silva

14 - Educação Popular: uma experiência em construção

Ana Paula Rossi

15 - Em busca da esperança e dos sonhos na educação de jovens e adultos
Daniela Cristiane de Fávere

16 - Maneiras de Incentivar os Adultos ao estudo
Manoel José de Carvalho

17 - O papel da leitura no processo de alfabetização de pessoas adultas

Fabiana Rodrigues de Sousa

18 - Orientando alfabetizadores sobre o processo de envelhecimento: uma contribuição da UFSCar para programas de alfabetização de idosos

Leila Aparecida Mendonça Lima; Marisa Silvana Zazzetta de Mendiondo; Sueli Aparecida Godoy Chabaribery

19 - Processo de alfabetização: o que fazem os alfabetizandos adultos com a leitura e a escrita da palavra?

Stella de Lourdes Garcia; Cláudia Raimundo Reyes

20 - Sonhos, objetivos e oportunidades

Andréia Guimarães Abrantes Ferreira; Elisete Renata Gimenes Quesada

21 - Utilização de quadras-adivinhas das letras do alfabeto como procedimento em aulas de leitura e de ortografia

Priscila Willik Valenti

22 - Utilização de textos para resgate da identidade
Ana Carolina Corradi; Mércia Aparecida Vianna Galavotti

Formação de professores
23 - A formação de docentes no combate ao racismo e a discriminação: educar-se por toda a vida
Douglas Verrangia Corrêa da Silva

24 - Alfabetização e letramento na formação de professores alfabetizadores

Maria Sílvia Cintra Martins

25 - As relações vivenciadas por professores e alunos no processo educativo da EJA-CAASO
Marcos Antonio Cerantola

26 - Plantas medicinais: Um exemplo rico de tema gerador nas práticas de alfabetização e letramento da educação de jovens e adultos
Priscila Silva Oliveira

27 - Processos de elaboração conceitual em sujeitos adultos
Eliana Prado Carlino; Claudia Raimundo Reyes

28 - Programa responsabilidade social na alfabetização de jovens e adultos
Maria Edith Romano Siems; Leila Maria Camargo

29 - Relação escola-família: Dando voz ao professor da educação de jovens e adultos
Sheila Cristina Furtado Sales

30 - Relato de experiência das alunas da EJA-CAASO
Marilândia Perassoli Ananias; Marli Silvana Aparecida Gagliardi

Movimentos Culturais e Sociais como Espaço Educativo
31 - Escrita e narrativas: Processo emancipatório na trajetória dos educandos adultos
Daiana Cristina Caetano Lopes

32 - Os assentamentos rurais de reforma agrária: Novos espaços educativos no campo brasileiro
Juliana Pereira de Araújo

Políticas Públicas para a Formação de Pessoas Jovens e Adultas
33 - A Formação Matemática na EJA: uma análise das propostas curriculares
Méri Bello Kooro

34 - Diversos Olhares sobre a educação de jovens e adultos: uma revisão da literatura
Poliana da Silva Almeida Santos Camargo

35 - O grupo de formação de pesquisadores “De pé no chão”
Valéria Oliveira de Vasconcelos

Práticas Escolares e Não-escolares e Organizações Alternativas
36 - Cidadania
Amélia Cristina dos Santos da Silva

37 - Relato de um projeto interdisciplinar na EJA com alunos de 5ª a 8ª série
Alexandre Monte; Delmara Margareth Cava; Fernanda Lydia de Castro Sampaio; Ofélia de Lourdes Poleto Aizza

38 - Testagem de um material de matemática: uma experiência em aprendizagem dialógica
Eliana Ferreira de Oliveira Maioli

39 - Três diferentes experiências de vida na Tertúlia Literária Dialógica da EMEB “Antonio Stella Moruzzi”
Eunice Aparecida Rosa da Silva; Jéssica Aparecida Rodrigues; Sara Regina Moreira da Silva

 

Ficha Catalográfica:  

BENTO, Paulo E. G. & MELLO, Roseli R. (org.).  II Congresso Regional de Educação de Pessoas Jovens e Adultas e I Congresso de Participantes de Educação de Pessoas Jovens e Adultas: Educação, Cultura e Participação Social. Universidade Federal de São Carlos/ Ministério da Educação e Cultura (Proext/ MEC-SESu) e Prefeitura Municipal de São Carlos. São Carlos, junho de 2005.

Como citar (utilizar mesma formatação):

SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: BENTO, Paulo E. G. & MELLO, Roseli R. (org.).  II Congresso Regional de Educação de Pessoas Jovens e Adultas e I Congresso de Participantes de Educação de Pessoas Jovens e Adultas: Educação, Cultura e Participação Social. Universidade Federal de São Carlos/ Ministério da Educação e Cultura (Proext/ MEC-SESu) e Prefeitura Municipal de São Carlos. São Carlos, junho de 2005. Meio digital.


Documento Final: Contribuições para melhoria da educação de pessoas jovens e adultas no município de São Carlos

Coordenação Geral
    Profa. Dra. Roseli Rodrigues de Mello (DME/UFSCar)
    Prof. Dr. Paulo Eduardo Gomes Bento (DEP/UFSCar)

Comissão Organizadora
    Eglen S. P. Rodrigues (NIASE/UFSCar) - Coordenação  
    Adaísis Ribeiro Bonato (Pedagogia/UFSCar)
    Adriana Marcela Bogado (NIASE/UFSCar)
    Alessandra Marques da Cunha (Secretaria de Educação e Cultura de São Carlos)
    Ana Paula Rodrigues da Silva (Pedagogia/UFSCar)
    Fabiana Marini (NIASE/UFSCar)
    Joyce A. Trisltz Zainun (Secretaria de Educação e Cultura de São Carlos)
    Leila A. Mendonça Lima (Secretaria de Educação e Cultura de São Carlos)
    Mariana Lucrécia Trevisan (Pedagogia/UFSCar)
    Regina Conceição (Secretaria de Educação e Cultura de São Carlos)

Comissão de Trabalho
    Adaísis Ribeiro Bonato (Pedagogia/UFSCar)
    Adriana Marcela Bogado (NIASE/UFSCar)
    Alessandra Marques da Cunha (Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Carlos)
    Ana Paula Rodrigues da Silva (Pedagogia/UFSCar)
    Arnaldo Martins Salazar Júnior (NIASE/UFSCar)
    Becky Henriette Gonçalves (mestranda do PPGE/UFSCar)
    Camila de Oliveira Ponce (Pedagogia/UFSCar)
    Cícera Martins Palmeira (Pedagogia/UFSCar)
    Cláudia Yumi S. Reis (Pedagogía/UFSCar)
    Daniel Rodrigo Leiva (NIASE/UFSCar)
    Daviani Roberta Pavão (Pedagogía/UFSCar)
    Eglen S. P. Rodrigues (NIASE/UFSCar)
    Fabiana Marini (NIASE/UFSCar)
    Fernanda Cristina Heelmeister Fabri (NIASE/UFSCar)
    Francisca de Lima Constantino (NIASE/UFSCar)
    José Geraldo B. Chaves Filho (Engenharia de Produção/UFSCar)
    Josiane Bebette (Enfermagem/UFSCar)
    Joyce A. Trisltz Zainun (Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Carlos)
    Juliana Franzi (NIASE/UFSCar)
    Leila A. Mendonça Lima (Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Carlos)
    Lisandra Rafaela dos Santos (Química/UFSCar)
    Luciano Silva Prates (NIASE/UFSCar)
    Maria Goreti Mião (Pedagogia/UFSCar)
    Maria Isabel U. F. Loreti (Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Carlos)
    Mariana Lucrécia Trevisan (Pedagogia/UFSCar)
    Michele F. Machado (NIASE/UFSCar)
    Paulo Eduardo Gomes Bento (NIASE/UFSCar)
    Regina Conceição (Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Carlos)
    Renata Paschoalino (NIASE/UFSCar)
    Roseli Rodrigues de Mello (NIASE/UFSCar)
    Sara Regina M. da Silva (NIASE/UFSCar)
    Sílvia Noguti (Ciências Sociais/UFSCar)
    Talita Justel (Pedagogia/UFSCar)
    Tiago Silvestre Fernandes Hori (NIASE/UFSCar)
    Vanessa Gabassa (NIASE/UFSCar)
    Vanessa Girotto (NIASE/UFSCar)
    Waine Teixeira Júnior (NIASE/UFSCar)
    Wilma da Silva (Matemática/UFSCar) 

Financiadores

PROEXX.PNG

capeslogotrans.png

Parceiros

Prefeituras Municipais de

São Carlos
Araraquara
Pederneiras
Rio Claro