No IV CREPA, serão oferecidas oficinas de Práticas pedagógicas na EJA, conforme será indicado, mais abaixo, nesta página.
Para participar nessas oficinas, é necessário indicar, no ato do envio de inscrição, qual a oficina em que deseja participar. O número de vagas para cada oficina é limitado e seguirá a sequência das inscrições.
As oficinas têm vagas limitadas e serão realizadas no horário das 13h30 às 15h.
Nesta oficina, desenvolveremos os princípios teóricos e a metodologia da Atuação Educativa de Êxito Tertúlia Dialógica Literária. Esta AEE promove a leitura compartilhada e o diálogo como formas de construção coletiva do conhecimento. O minicurso tem como objetivo apresentar essa prática para o público adulto, incentivando a reflexão crítica e a troca de interpretações sobre textos literários. A estrutura da oficina contempla três momentos: apresentação da AEE, vivência de uma Tertúlia Dialógica Literária e reflexão sobre os impactos e aplicações da experiência. Com foco na escuta ativa e no respeito à diversidade de opiniões, a atividade visa fortalecer o pensamento crítico, ampliar o repertório cultural e estimular a continuidade da prática em diferentes contextos sociais. Será disponibilizado um conto clássico (Fita Verde no Cabelo, de Guimarães Rosa) para que todas as pessoas realizem a leitura e elaborem seus destaques sobre o texto, a partir deste conto, realizaremos a vivência em Tertúlia Dialógica Literária.
Responsáveis: Alexandre e Camila
Vagas: 40
Local: sala 74 do AT-04
Nesta oficina, desenvolveremos os princípios teóricos e a metodologia da Atuação Educativa de Êxito Tertúlia Dialógica Literária. Esta AEE promove a leitura compartilhada e o diálogo como formas de construção coletiva do conhecimento. O minicurso tem como objetivo apresentar essa prática para o público adulto, incentivando a reflexão crítica e a troca de interpretações sobre textos literários. A estrutura da oficina contempla três momentos: apresentação da AEE, vivência de uma Tertúlia Dialógica Literária e reflexão sobre os impactos e aplicações da experiência. Com foco na escuta ativa e no respeito à diversidade de opiniões, a atividade visa fortalecer o pensamento crítico, ampliar o repertório cultural e estimular a continuidade da prática em diferentes contextos sociais. Será disponibilizado um conto clássico (Fita Verde no Cabelo, de Guimarães Rosa) para que todas as pessoas realizem a leitura e elaborem seus destaques sobre o texto, a partir deste conto, realizaremos a vivência em Tertúlia Dialógica Literária.
Responsáveis: Denise e Giovanna Beatriz
Vagas: 40
Local: sala 75 do AT-04
Nesta oficina, exploraremos os princípios teóricos da aprendizagem dialógica e vivenciaremos uma prática educativa de êxito: a Tertúlia Dialógica Musical (TDM). Neste formato, a música clássica cria um espaço rico para o diálogo, permitindo que os participantes compartilhem suas percepções por meio de uma troca respeitosa e igualitária. Na abordagem dialógica, a apreciação da música clássica torna-se um processo dinâmico e coletivo. Através dessa troca de experiências e emoções, podemos refletir sobre como nos posicionamos no mundo, como interagimos com os outros, respeitamos as opiniões alheias e cultivamos a solidariedade entre os pares. O objetivo da oficina é apresentar a TDM ao público adulto, estruturando-se em quatro etapas principais:
1. Apresentação dos princípios da aprendizagem dialógica (10 minutos);
2. Introdução à TDM e audição coletiva de uma obra clássica musical (10 minutos);
3. Vivência prática da TDM (60 minutos);
4. Reflexões finais (10 minutos).
A música clássica escolhida para a TDM é o primeiro movimento da 5ª Sinfonia de Beethoven, que será disponibilizada aos participantes com antecedência por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=SSypujlLlNI.
Obs. É interessante que essa prática ocorra em uma sala equipada com projetor, permitindo que a obra musical seja ouvida coletivamente enquanto se acompanha, simultaneamente, a execução da orquestra.
Responsável: Paula
Vagas: 40
Local: sala 67 do AT-04
A tertúlia dialógica de artes é baseada no diálogo igualitário e na construção coletiva de significados por meio da apreciação de obras artísticas. Nesta oficina, as pessoas participantes terão a oportunidade de vivenciar essa prática com a análise da pintura "Primavera" (1482), de Sandro Botticelli. A obra, uma das mais emblemáticas do Renascimento, será explorada em seus aspectos estéticos, históricos e simbólicos, promovendo uma reflexão compartilhada sobre suas possíveis interpretações e conexões com diferentes contextos culturais, emocionais e educacionais. A oficina busca fortalecer o pensamento crítico, a sensibilidade artística e o diálogo como ferramenta de aprendizagem na educação das pessoas.
Responsáveis: Rafaela e Acácio
Vagas: 20
Local: Auditório BCo 3
A oficina terá como proposta educativa a realização de uma Tertúlia Dialógica Científica, uma atuação educativa de êxito que tem como base o diálogo igualitário sobre obras clássicas da Ciência. Nas tertúlias dialógicas científicas, os participantes realizam a leitura prévia do capítulo e durante sua realização, cada participante destaca um trecho que considere relevante, compartilhando sua interpretação, reflexões e conexões com temas anteriores. O diálogo coletivo é mediado por um moderador que garante a participação igualitária. Essa oficina busca apresentar a história da relatividade, utilizando os princípios da aprendizagem dialógica. O material de apoio será capítulo 1 – “Breve História da Relatividade” da obra O Universo Numa Casca de Noz, de Stephen Hawking.
Responsáveis: William e Éverton
Vagas: 40
Local: sala 89 do AT-04
Nesta oficina desenvolveremos a Atuação Educativa de Êxito: Tertúlia Dialógica Feminista e Educação Antirracista. A oficina tem como objetivo vivenciar a prática da Tertúlia Dialógica Feminista e Educação Antirracista, possibilitando às pessoas participantes o diálogo igualitário, a reflexão crítica e a troca de interpretações sobre o texto e a leitura de mundo de cada pessoa. A oficina oferecerá dois momentos: breve apresentação da AEE e a vivência da Tertúlia Dialógica Feminista e Educação Antirracista. Com foco na escuta ativa e no respeito à diversidade de opiniões e participantes, a atividade visa propiciar um momento reflexivo crítico sobre temas como o amor e práticas antirracistas, bem como estimular a continuidade da prática no âmbito da EJA. Será disponibilizado o capítulo 4 do livro “Tudo sobre o amor” da bell hooks - Compromisso: que o amor seja o amor-próprio”, para que todas as pessoas realizem a leitura e elaborem seus destaques, feito isso, realizaremos a vivência em Tertúlia Dialógica Feminista e Educação Antirracista.
Responsáveis: Alexsandra e Regina
Vagas: 50 mulheres
Local: Auditório BCo 2
Serão abordadas formas de violência e sua prevenção em sala de EJA. O Modelo Dialógico de Convivência será a atuação educativa de êxito tratada na oficina. Destina-se a educadoras (es), gestoras (es) e educandas (os) da EJA.
Responsáveis: Roseli e Eri
Vagas: 30
Local: Auditório BCo 1
Nesta oficina, desenvolveremos os princípios teóricos e a metodologia da Atuação Educativa de Êxito “Grupos Interativos”, uma forma de organização da aula em grupos heterogêneos de estudantes que garante a inclusão ao enriquecer e potencializar as interações. Baseados nos princípios da aprendizagem dialógica, os Grupos Interativos contribuem para o avanço das aprendizagens e para a melhoria da convivência, contando com o apoio de agentes educativos, como familiares e voluntários da comunidade escolar. A oficina tem como objetivo apresentar a prática para professores, estudantes e demais pessoas interessadas, incentivando sua realização em contextos de Educação de Jovens e Adultos. Sua estrutura contempla três momentos: apresentação das bases teóricas dos Grupos Interativos, a vivência da dinâmica da Atuação e a reflexão sobre a experiência.
Responsáveis: Raquel, Amanda Bomfim, David, Isabella Porto, Amábia e Ana Tereza
Vagas: 40
Local: sala 73 do AT-04
Nesta oficina, desenvolveremos os princípios teóricos e a metodologia da Atuação Educativa de Êxito Liderança Dialógica. Está AEE envolve princípios e características relativas à gestão escolar. A oficina tem como objetivo apresentar essa prática para o público adulto, incentivando a reflexão crítica. A estrutura da oficina contempla três momentos: apresentação da AEE, vivência de uma Tertúlia Dialógica Científica e reflexão sobre os impactos e aplicações da experiência. Com foco na liderança dialógica, um aprofundamento da liderança pedagógica, baseada no respeito à diversidade de opiniões e no embasamento científico com impacto social, a atividade visa fortalecer o pensamento crítico, ampliar o repertório cultural e estimular a continuidade da prática em diferentes contextos sociais. Será disponibilizado um artigo científico para que todas as pessoas realizem a leitura e elaborem seus destaques sobre o texto de modo a vivenciarem a tertúlia dialógica científica.
Responsáveis: Fabiana e Bruno
Vagas: 40
Local: sala 68 do AT-04